Terceirizar parte dos processos de negócios tornou-se uma estratégia muito popular a partir do final dos anos 80 ao início dos anos 90, com intuito de combater o aumento dos custos trabalhistas e um mercado cada vez mais global.
Entretanto, durante esse período, os serviços de terceirização foram limitados a grandes corporações multinacionais. Mas hoje em dia, empresas de todos os tamanhos podem perceber e usufruir dos benefícios da terceirização de serviços.
Em muitos casos, não se trata apenas de uma estratégia de otimização, pois pode ser até uma questão de necessidade. Por isso, essa prática tem se tornado cada vez mais comum e viável para aqueles que pretendem expandir os negócios, lançar um produto ou gerenciar operações.
O que significa a terceirização de serviços?
Terceirização é a prática comercial de contratar fornecedores externos para cuidar de certas tarefas dos negócios, ao invés de contratar novos funcionários internos ou atribuir essas tarefas à equipe já existente. É uma forma popular de reduzir os custos operacionais e otimizar as etapas do processo, uma vez que com isso sempre acaba sobrando mais recursos e tempo para lidar com outras tarefas importantes do negócio.
As tarefas terceirizadas podem ser ocasionais, como a contratação de um contador para fazer seus impostos uma vez por ano. No entanto, elas também podem ser uma parte regular das operações comerciais, como a contratação de uma empresa para cuidar da limpeza de sua empresa, por exemplo.
Sendo assim, a terceirização de serviços pode oferecer vários benefícios e vantagens muito atraentes, seja para grandes ou pequenas empresas. Por isso, conheça agora algumas delas!
1. Foco nas atividades centrais
Você concorda que é muito mais eficiente gastar o tempo se dedicando ao que se faz muito bem? Então, a ideia aqui é que se você tiver uma concessionária de veículos, deverá cuidar das vendas e atendimento de seus clientes. Se você for um consultor, deverá dar consultorias. Se você vende produtos digitais, deverá se dedicar à criação deles.
No entanto, se não for bom em gerenciar suas finanças, prestar atendimento ao cliente ou preencher toda aquela papelada de recursos humanos, você passe terceirizar esses serviços. Pois, cada minuto que você trabalha em tarefas fora do seu conjunto de habilidades, acaba se tornando um tempo gasto de forma ineficiente.
Portanto, ao terceirizar as tarefas de back-office do dia-a-dia, você pode concentrar seus recursos e tempo nas tarefas que tornam o seu negócio lucrativo; sem que sacrifique a qualidade ou o serviço. Ou seja, você vai economizar dinheiro, evitar o estresse e vai gastar toda sua energia trabalhando com o que realmente importa.
2. Redução de custos trabalhistas e despesas gerais
Contratar e treinar funcionários é caro, especialmente para projetos curtos; e funcionários temporários raramente produzem o trabalho de alta qualidade de que você precisa. Ao terceirizar, você converte custos fixos de mão de obra em custos variáveis, o que significa que você paga apenas pelos serviços que consumir. Isso dá a você uma certa flexibilidade com a equipe, caso que simplesmente não existe com funcionários internos contratados.
Além disso, a terceirização permite adaptar o consumo de serviços de acordo com suas necessidades. Você paga apenas pelo que usa e pode monitorar perfeitamente seu consumo, entendendo quando os resultados dos negócios aumentam ou diminuem. Por exemplo, você provavelmente não precisa de um contador interno em tempo integral. É um trabalho importante que não pode ser ignorado, mas você não tem demanda suficiente para justificar um salário em tempo integral. Então, você poderia contratar um contador em meio período. Ao terceirizar sua contabilidade, você paga apenas pelo serviço que consome, mas mantém a confiabilidade de um funcionário dedicado.
Aliás, as tarefas de back-office normalmente vêm com suas próprias despesas, como o espaço de físico, móveis, papel para copiadora e impressora, entre outras. Mesmo equipes remotas vêm com custos, como equipamentos e acesso a ferramentas de software. Essas despesas podem não parecer altas, mas comprometem muito a receita final de uma empresa.
3. Acesso a profissionais experientes
A contratação de um novo membro da equipe geralmente requer recrutamento e treinamento que custam caro para a empresa. Você também vai precisar ensinar seus processos e fluxos de trabalho (ou desenvolver processos especiais apenas para eles). Talvez você até tenha que acabar investindo em sua educação, para que tenham as habilidades alinhadas com seu negócio.
Entretanto, quando você terceiriza determinadas funções, o prestador de serviços que passará a assumir esses custos. Uma outra vantagem, é que os terceirizados já vêm com conhecimento especializado e experiência, algo que você não conseguiria encontrar com facilidade sem antes investir em processos seletivos.
Conclusão
A terceirização de serviços é uma tendência crescente em diversos setores. Sendo assim, ao olhar para os benefícios e vantagens dessa prática, fica fácil de reconhecer porque os proprietários de negócios têm optado pela terceirização.
Com a competição constante criada pelo mercado, as empresas são levadas a criarem estratégias de redução de custos e melhorar a flexibilidade da equipe. Com isso, a terceirização de serviços vem provando ao longo do tempo, que pode ser uma solução permanente para os problemas que cada empresa enfrenta.
Caso queira conhecer mais benefícios e vantagens da terceirização de serviços administrativos, consulte-nos sem compromisso, teremos prazer em ajudá-lo.